Prefeito de Jaboatão aumenta a frota para a fiscalização ambiental

O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR), decidiu reforçar a fiscalização ambiental e urbana do município com a ampliação da frota, que agora passa a contar com 18 viaturas, além de um drone de última geração.

Com esses novos instrumentos, segundo o prefeito, 40 fiscais e agentes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente poderão realizar o trabalho com mais eficiência e agilidade.

O objetivo é identificar construções irregulares, desmatamento ou retirada de material sem autorização, monitorar locais de desova das tartarugas na orla, entre outras coisas.

Somente em 2017, foram realizadas cerca de 200 ações na área ambiental, enquanto o número de autuações e notificações aumentou em mais de 50% em relação ao ano anterior, gerando R$ 2,3 milhões em multas.

Já no setor urbanístico, foram feitas 748 fiscalizações em 2018 e a meta, com a aquisição dos novos equipamentos, é chegar a 1.500 em 2019.

“Jaboatão é um município extenso, com 258 km² de área, por isso precisamos ter essa preocupação com a sustentabilidade e a ocupação urbana”, assinalou o prefeito.

O drone adquirido pela prefeitura tem um alcance de oito quilômetros, autonomia de voo de 31 minutos e pode chegar a atingir velocidade de 72 km/h.

Além da fiscalização, o uso do equipamento servirá para a gestão municipal poder planejar futuras intervenções urbanas.