0

Pernambuco tem 16 representantes na Olimpíada Brasileira de Matemática

Pernambuco terá 16 representantes na Olimpíada Brasileira de Matemática, principal competição estudantil do país, que se realizará nesta terça-feira, dia 14, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A competição é promovida com recursos dos Ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia, e sua finalidade é estimular o estudo da matemática, descobrir novos talentos e contribuir para a melhoria da qualidade das escolas públicas.
De acordo com a assessoria do ministro da Educação, Mendonça Filho, cerca de 18 milhões de estudantes – do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio – participaram da olimpíada de 2016. A cerimônia de premiação irá conferir 501 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.501 de bronze.
Pernambuco obteve a quinta colocação dentre os estados com o maior número de medalhas: 1.396. Já o Recife foi a cidade com o maior número de medalhas de ouro e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco foi o que teve o maior número de medalhistas.
Além do Recife, outras seis cidades pernambucanas marcarão presença no Rio de Janeiro nesta terça-feira: Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Afogados da Ingazeira, Tabira, Petrolina, Quixaba e Santa Filomena, este último, município de Lucas Coelho Bida.
Ao todo, 29 instituições de ensino de Pernambuco foram premiadas nesta edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.
Nesta edição, 99,6% dos municípios brasileiros tiveram pelo menos um aluno concorrendo à olimpíada, recorde desde a criação da competição, em 2005.

Deixe uma resposta

Inaldo Sampaio