O PR perdeu ontem o seu maior “puxador” de votos

Coluna Fogo Cruzado – 12 de janeiro

O deputado Sebastião Oliveira decidirá sozinho os rumos do PR em Pernambuco

Como o PR de Pernambuco ficou pequeno para acomodar o deputado federal Sebastião Oliveira e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, um dos dois terá que sair para se abrigar em outra legenda. O grupo do prefeito deu o pontapé com o pedido de desligamento, ontem, do ex-deputado Manoel Ferreira, pai dele e do deputado estadual André Ferreira. Manoel presidia o PR do Recife e antecipou sua saída do partido ao pressentir que não teria espaço para colocar os pleitos da família “Ferreira” na próxima eleição estadual. O ex-deputado federal e mandachuva nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, delegou poderes a Sebastião Oliveira para decidir sozinho os rumos do partido em Pernambuco. Isso desagradou ao prefeito, que talvez prolongue sua permanência no partido por não ser candidato a nada em outubro próximo. Seu pai, no entanto, inconformado com o tratamento dado ao filho, caiu fora do partido e irá abrigar-se em outro, provavelmente o PSC que é presidido regionalmente pelo filho André Ferreira. Sem ele, o PR ficará sem seu principal “puxador” de votos nas próximas eleições, obrigando os deputados Henrique Queiroz e Rogério Leão a se abraçaram com o “chapão” da Frente Popular.

Carreras elege “o maior”

Não é mais consensual no PSB a tese de que Eduardo Campos foi o “melhor governador” de PE em todas as áreas e em todos os tempos. Para o deputado e secretário de Turismo, Esportes e Lazer, Felipe Carreras (PSB), o “maior” governador de Pernambuco nessas três áreas não foi Eduardo e sim Paulo Câmara, apesar de um ter tido 7 anos de mandato e outro apenas três.

10 minutos – Até pouco tempo atrás, a Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco precisava de 20 dias para expedir uma Carteira Profissional. Hoje, sob a gestão de Geovane Freitas, indicado pelo PTB, expede em apenas 10 minutos.

15 anos – Dom Bernardino Marchió, natural da Itália, completa hoje 15 anos à frente de Diocese de Caruaru. Para celebrar a data, haverá missão às 19h30 na Catedral de Nossa Senhora das Dores. Outro italiano que atua como bispo em PE é Egídio Bisol (Afogados da Ingazeira).

Mudança – O senador Fernando Bezerra (MDB) pretende reunir em Petrolina no próximo dia 27 líderes políticos de todo sertão para participar do ato “Pernambuco quer mudar”. Nesse mesmo dia, a vereadora Marília Arraes (PT) estará em Serra Talhada participando de um movimento pelo lançamento de sua candidatura ao governo estadual.

Troca – Já que o senador José Agripino (RN) caiu em desgraça por ter sido denunciado ao STF pelo Ministério Público Federal por corrupção passiva, não será reconduzido na convenção de fevereiro à presidência nacional do DEM. Será substituído pelo prefeito ACM Neto (Salvador).

Recurso – A Advocacia Geral da União vai pedir ao TRF da 5ª Região a cassação da liminar expedida ontem pelo juiz da 6ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, Cláudio Kitner, excluindo a Eletrobrás, e consequentemente a Chesf, do Programa Nacional de Desestatização.

Evidência – Pernambuco tem, desde ontem, o “Dia estadual da mulher evidência”, fruto de um projeto de autoria do deputado Ossésio Silva (PRB), aprovado pela Alepe e sancionado por Paulo Câmara.