Neto de Ariano Suassuna é selecionado para participar do RenovaBR

O secretário executivo de Criança e Juventude do Governo de Pernambuco, João Suassuna, neto do escritor Ariano Suassuna e pré-candidato a deputado estadual pelo PSB foi um dos 50 selecionados no Brasil para participar de uma capacitação para a vida pública oferecida gratuitamente pelo movimento “RenovaBR”.

A escolha dos participantes foi antecedida por uma série de etapas, como análise de perfil, entrevista, posicionamento político, capacidade de liderança e meios de influenciar positivamente a realidade do seu Estado e do seu país

Instituto de formação de novas lideranças, o RenovaBR realizará esta semana (de quarta a sexta-feira) a segunda etapa presencial do curso de capacitação.

Integrantes para primeira turma voltam a se reunir em São Paulo para mais um ciclo de atividades com grandes especialistas em diversas áreas de atuação. Ele vão ouvir uma palestra do economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, sobre a economia brasileira.

As aulas de “media training” serão ministradas pela jornalista Olga Curado, que já trabalhou na Rede Globo e “treinou” alguns personagens da política brasileira.

Os bolsistas também vão ouvir palestras sobre segurança pública a cargo da cientista política e diretora-executiva do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, e do diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.

Além disso terão aula com o professor do Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), Eduardo Giannetti da Fonseca, sobre ética na política.

Para esta segunda etapa, o RenovaBR selecionou os seguintes pernambucanos, além de João Suassuna:

  • Alexandre Lins- Tem 27 anos, é cientista político e jornalista. Atuou no Governo de Goiás, através do Vetor Brasil, e no Ministério da Educação como consultor da UNESCO e da OEI. Também tem experiência com estratégia política e eleitoral, em campanhas majoritárias em 2012 e 2014. Em 2016, disputou a eleição para prefeito de Primavera (PE).
  • Charbel Maroun- Tem 42 anos. Possui formação em Direito e pós-graduação em Direito Público e Tributário. Atua como procurador do município de Recife, onde também é professor e consultor jurídico para empreendedores no Porto Digital.
  • Felipe Oriá- Tem 26 anos. É formado em Ciência Política pela UFPE e mestre em Políticas Públicas por Harvard (EUA). Atualmente é diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco, onde também é professor.
  • Jonathas Ferreira- Tem 33 anos. Atua como consultor financeiro. É bacharel em Relações Internacionais e Teologia, pós-graduado em Administração de Empresas e MBA pela University of Miami.  
  • Karla Falcão – Tem 25 anos e atua como professora e consultora em educação em Pernambuco.  Foi colaboradora do Raio-X das Escolas e Creches, plataforma de fiscalização da rede municipal de ensino do Recife.
  • Lucielle Laurentino – Tem 28 anos, é formada em Geografia (UFPE), com mestrado em Engenharia Florestal e Sustentabilidade pela Universidade de Valladolid (Espanha). Há oito anos é pesquisadora nas áreas de tecnologia e meio ambiente.