Ministro da Educação estará no Recife nesta segunda-feira

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, estará no Recife nesta segunda-feira (28) para dar posse ao pernambucano Alfredo Bertini na presidência da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.

O ministro teria sido indicado pelo pensador de “direta” Olavo Carvalho e tem dito em suas entrevistas que a ditadura militar foi aprovada pela sociedade brasileira.

“Os militares não caíram de Marte. Eles foram chamados para corrigir, como uma espécie de poder moderador, os rumos enviesados que tinha enveredado a República”, afirmou o ministro durante a cerimônia de posse do novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinícius Rodrigues.

Num discurso de 24 minutos, o ministro fez referências que foram de João VI, passaram por Duque de Caxias e Getúlio Vargas, até chegar ao ex-presidente João Baptista Figueiredo, último mandatário no período da ditadura militar, para defender o papel de “instituições preservadoras da memória nacional” para a democracia.

Rodriguez afirmou ser necessária a interpretação correta de dados obtidos pelas avaliações do Inep e atribuiu o baixo desempenho de estudantes brasileiros em avaliações ao descompasso entre o que estudos indicam e as políticas de educação adotadas.