Instalada Frente Parlamentar em defesa do rio São Francisco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco instalou nesta terça-feira (12) a Frente Parlamentar em Defesa do Rio São Francisco.

Seu objetivo é promover discussões sobre o assoreamento do rio e propor ações que minimizem a contaminação de suas águas pelos resíduos que nelas são despejados.

A Frente foi criada após aprovação de requerimento de autoria do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), escolhido como coordenador do colegiado.

Caberá a ele conduzir reuniões, convocar audiências públicas, articular ações integradas com outros poderes e realizar visitas técnicas que resultem na elaboração de um relatório apontando ações que preservam o leito do rio.

De acordo com o deputado, alguns impactos já podem ser percebidos em municípios de Minas Gerais depois do estouro da barragem de Brumadinho.

“Já foi verificado mercúrio em trechos do rio Paraopeba (afluente do São Francisco), causando danos à saúde das pessoas que entram em contato com essa água contaminada”, afirmou Lucas Ramos.

O deputado terá nesta quarta-feira (13) seu primeiro compromisso como coordenador da Frente, com presença no 58º Fórum das Bacias Hidrográficas que será realizado em Belo Horizonte.

Em seguida, no dia 21, ele participará de reunião com a comissão parlamentar instalada no Congresso Nacional criada para discutir o rompimento da barragem da Vale.