Governador recebe futuros gestores do Aeroporto dos Guararapes

Blog de Inaldo Sampaio – 11 de maio de 2019

O governador Paulo Câmara recebeu nesta sexta-feira (10) a visita de diretores da empresa espanhola Aena, que a partir de 2020 irá administrar o Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Eles informaram ao governador que o Aeroporto do Recife funcionará como base para as outras operações do bloco Nordeste, igualmente geridos pela empresa. O bloco é composto também pelos aeroportos de Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB) e Campina Grande (PB).

Paulo Câmara destacou que a empresa espanhola tem, inicialmente, previsão de 36 meses de investimento, mas já existem outras ideias para melhorias do aeroporto do Recife além desse aporte.

O diretor de filiais da Aena, Rodrigo Marabini Ruiz, ressaltou a boa impressão que teve do aeroporto do Recife após a visita realizada hoje. “O nosso primeiro desafio será a transição de gestão entre a Infraero e a Aena. Queremos que essa transmissão ocorra sem nenhum problema. Depois, vamos nos ater aos primeiros investimentos, que estão definidos na base do contrato, como melhorias na sinalização e nos banheiros do aeroporto”, disse ele.

Estado empossará na próxima segunda mais 157 agentes penitenciários

O governador Paulo Câmara empossará na próxima segunda (13) 157 novos agentes penitenciários nomeados no mês de abril. Os agentes passaram por um período de três meses de treinamento, com um conteúdo teórico-prático que englobou tecnologia menos letal, escolta e condução, primeiros socorros, combate a incêndios e tiro de defesa, dentre outros assuntos.

Além do treinamento dos novos profissionais, o governo promoveu a aquisição de sistemas de inspeção de bagagens por raios-X, portais detectores de metal, banquetas de inspeção, detectores de metal manual, scanners corporais e coletes balísticos. Todos esses equipamentos serão usados para dar maior segurança aos agentes e evitar a entrada de materiais ilícitos nas unidades prisionais do Estado.

Os agentes ficarão subordinados à Secretaria de Direitos Humanos, dirigida pelo secretário Pedro Eurico.

Governador lamenta morte de ex-assessor de Miguel Arraes

O governador Paulo Câmara divulgou hoje (10) uma nota de pesar pelo falecimento de Almeri Bezerra de Melo, que foi presidente da Febem no segundo governo de Miguel Arraes, que foi seu companheiro de exílio na Argélia.

Confira:

“É sempre um grande pesar o desaparecimento de pessoas que dedicaram suas vidas ao trabalho em favor do povo. Almeri Bezerra de Melo foi uma dessas pessoas. Parceiro de inestimáveis guerreiros, como Dom Hélder Câmara, Herbert de Souza (Betinho) e Cândido Mendes, destacou-se como formador de lideranças católicas e, desde os anos 50, sua história se confunde com a da própria Ação Católica, entidade à qual dedicou a maior parte da sua vida. Também atuou com grande empenho junto ao Movimento de Educação de Base e ao Movimento de Cultura Popular, assessorando o mestre Paulo Freire. Forçado ao exílio em 1964, conviveu de perto, na Argélia, com o ex-governador Miguel Arraes, de quem se tornaria auxiliar no segundo governo. Neste momento de dor, quero me solidarizar com seus familiares e amigos”.

Mais 14 venezuelanos são abrigados no Recife

Um grupo de 14 venezuelanos desembarcou na Base Aérea do Recife nesta sexta-feira (10) após terem fugido da ditadura do presidente Nicolas Maduro

Eles vieram de Pacaraima (RR), na fronteira entre os dois países e se instalaram em casas alugadas pelo Cáritas nos bairros da Boa Vista, Encruzilhada e Campo Grande.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude acompanha o atendimento das demandas apresentadas por eles e realiza as articulações com órgãos estaduais para garantia dos seus direitos com apoio do Comitê Interinstitucional para Migrantes, Refugiados e Apátridas. Agora são 87 venezuelanos morando no Recife, 112 em Igarassu e 31 em Carpina, num total de 230 imigrantes.

A Cáritas Brasileira é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação se dá junto aos excluídos, em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

Bancada de Pernambuco vai se reunir na próxima segunda com reitores das universidades federais

Na próxima segunda-feira (13) a bancada federal pernambucana, composta por 25 deputados, vai se reunir com os reitores das universidades e institutos federais do Estado para discutir os cortes orçamentários anunciados pelo MEC.

A iniciativa foi do deputado Danilo Cabral (PSB), que é coordenador das Frentes Parlamentares em Defesa das Universidades e dos Institutos Federais. No total, poderão ser cortados R$ 140 milhões das universidades e dos institutos federais em Pernambuco. Segundo os reitores, se o corte for considerado de maneira fragmentada, existem rubricas cujo bloqueio de recursos chega a 43%.

PSB reafirma sua posição contrária à reforma da previdência

A bancada do PSB na Câmara Federal, liderada por Tadeu Alencar (PE), reafirmou nesta sexta-feira (10) sua posição contrária à reforma da Previdência. Na véspera, o governador Paulo Câmara esteve com o presidente Bolsonaro e, pelo menos da boca para fora, externou seu apoio à reforma.

“Entendemos a necessidade de ajustes no sistema previdenciário do País, mas não da forma como está colocado, que faz recair os impactos sobre os que ganham menos. O discurso é de combate a privilégios, mas o objetivo é apenas fiscal, atingindo diretamente os mais pobres”, disse o líder da bancada.

Desde a chegada da PEC 6/2019 ao Congresso, o Partido Socialista Brasileiro tem demonstrado suas preocupações em relação ao que é defendido na matéria, principalmente no que tange aos direitos dos mais pobres. No final de abril, o partido fechou questão contra o texto da reforma.

MDB divulga nota de solidariedade a Michel Temer

O MDB divulgou nesta sexta-feira (10) uma nota de solidariedade ao ex-presidente Michel Temer, que está preso na superintendência da Polícia Federal em São Paulo desde a última quinta-feira (9).

O partido considerou a prisão um “despropósito”, mas, mesmo assim, continua acreditando na Justiça brasileira e espera que “os excessos sejam contidos e que a verdade prevaleça no andamento das investigações”.

O partido já foi presidido por Michel Temer e está sob comando do ex-senador Romero Jucá. Temer é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro.

Seus advogados ajuizaram um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça, o processo foi encaminhado ao ministro Antonio Saldanha, que só deve se pronunciar na próxima terça-feira.

Presidente da comissão da reforma da previdência diz que maior adversário dela é o governo

O deputado Marcelo Ramos (PR-AM), presidente da comissão especial que analisa a reforma da Previdência disse nesta sexta-feira na Fundação Getúlio Vargas que o governo precisa “ser mais claro” sobre os objetivos das alterações no sistema previdenciário.

“Falta dizer que não é verdade que a reforma é só para combater privilégios. Ela é para fazer ajuste fiscal e pede sacrifícios de pessoas de renda média e baixa. Mas ela é necessária para gerar empregos para quem não tem renda nenhuma”, disse ele.
Reconheceu que o governo tem sido “inábil” na relação com o Congresso e que o maior inimigo da reforma, hoje, é o próprio governo.