GOVERNADOR ABRIRÁ NESTA QUARTA SEMINÁRIO DOS MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

O governador Paulo Câmara vai abrir nesta terça-feira (9) no Centro de Convenções de Olinda o Seminário dos Municípios Pernambucanos que tem como tema “Inovar para as pessoas”.

Em seguida, haverá uma palestra sobre os “Desafios da Gestão Pública Local no Contexto Latino-Americano” proferida pelo jornalista, escritor e ex-prefeito de Medellín, Alonso Salazar.

Paralelamente, será lançado a XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais da América Latina, evento que acontecerá em Pernambuco, em março de 2020, conforme acordado na última reunião da cúpula, realizada em Santiago do Chile em março deste ano.

PATRIOTA DIZ TER ARRANJADO R$ 3 MILHÕES PARA MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) comunicou hoje (8) a prefeitos do seu grupo ter conseguido a liberação de mais de R$ 3 milhões para investir em ações de saúde nos municípios de   Bonito, Sertânia, Solidão, Dormentes, Jupi, Lagoa Grande, Serrita, Trindade, Itacuruba e São José do Egito.

Os recursos, disse ele, são oriundos do Ministério da Saúde e foram obtidos através de emendas parlamentares. As emendas são destinadas à compra de equipamentos hospitalares e ambulâncias, à construção de uma Unidade Básica de Saúde, em Solidão, à uma Academia da Saúde, em Dormentes, e a procedimentos de média e alta complexidade nos mencionados municípios.

Patriota é o decano da bancada federal de Pernambuco e já anunciou recentemente que não pretende mais disputar a prefeitura de Petrolina por ter perdido três eleições. Vai apoiar o deputado estadual Lucas Ramos (PSB).

FUNDAÇÃO TERRA ANUNCIA FORMAÇÃO DE ORQUESTRA COM CRIANÇAS POBRES

Seguindo o exemplo da Orquestra Meninos do Coque, do Recife, que é dirigida pelo juiz de Direito João Targino, a Fundação Terra, de Arcoverde, dirigida pelo Padre Airton Freire, anunciou nesta segunda-feira (8) a abertura de inscrições a fim de recrutar músicas para formar uma orquestra com 200 músicos.

Ela se chamará “Sons da Terra” e sua finalidade é proporcionar a convivência de crianças e adolescentes com a música clássica e erudita. Haverá quatro turmas, sendo duas pela manhã e outras duas à tarde.

As aulas são totalmente gratuitas e vão acontecer na sede da instituição, no bairro de São Cristóvão, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com a Fundação, meninos e meninas carentes do município irão conhecer a história de grandes compositores e intérpretes, aprender a ler partituras e conhecer os instrumentos musicais de diferentes timbres e tonalidades, como violinos, violoncelos, contrabaixos, clarinetes, entre outros.

Para participar, o interessado deve ter acima dos 9 anos de idade. É necessário comparecer à sede da Fundação Terra munido com os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento. Quem tiver interesse em apoiar o projeto, doando uma quantia ou instrumento musical, basta entrar em contato com a instituição: (87) 3821-1542 ou 99148-7613. Mais informações por meio do site www.fundacaoterra.org.br.

GENERAL HELENO FAZ APELO PELA APROVAÇÃO DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA

De passagem nesta segunda-feira (8) por Belo Horizonte para fazer uma palestra, o ministro chefe do Gabinete Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, fez um apelo aos deputados federais para aprovarem a reforma da previdência, que deverá entrar na pauta da Câmara nesta terça-feira (9).

 “Façam qualquer coisa, mas aprovem, pois o Brasil não sai do buraco sem a reforma da previdência”, declarou o general, cuja palestra se intitulou “Desafios para a reconstrução de um país democrático e feliz”. 

O evento foi aberto pelo presidente da Federação das Indústrias, Flávio Roscoe, para quem o Brasil precisa ser mais “acolhedor” para as empresas poderem gerar mais empregos.

DATAFOLHA VÊ EMPATE TÉCNICO ENTRE APROVAÇÃO E REJEIÇÃO A BOLSONARO

O governo do presidente Jair Bolsonaro tem 32% de aprovação e 30% de rejeição, segundo pesquisa do Datafolha divulgada nesta segunda-feira (8) pelo jornal Folha de São Paulo. Outros 33% consideram o governo regular e 4% não souberam ou não quiseram opinar. 

Entre os homens, a aprovação ao governo atinge 38%. Entre as mulheres, o número cai para 28%. Já dos que encaram o governo de forma positiva, 36% possuem ensino superior e 29% apenas o ensino fundamental.

Entre os que possuem renda de até dois salários, 26% aprovam o governo. O índice sobe para 36% entre os que têm renda familiar de dois a cinco salários. Já 43% dos que recebem de cinco até dez salários também aprovam o governo. Entre os mais ricos, o número sobe para 41%.

Nas regiões brasileiras, Bolsonaro tem índice de aprovação acima da média no Sul (39%) e no conjunto das regiões Centro-Oeste e Norte (38%). Na região Nordeste, o índice fica abaixo da média (24%) e, Sudeste, é de 33%.

A pesquisa foi realizada entre 2 e 3 de abril com 2.086 questionários em 130 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

SERTÂNIA SE PREPARA PARA SEDIAR A EXPOCOSE

A Prefeitura de Sertânia está concluindo os preparativos para a 47ª Exposição de Caprinos e Ovinos que se realizará entre os dias 24 e 28 deste mês de julho no Parque de Exposições Professor Renato Moraes.

Segundo o prefeito Ângelo Ferreira (PSB), os vendedores ambulantes precisam preencher uma ficha de inscrição, que deverá ser retirada na Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo (Antiga Estação), no horário de 8h às 12h e 15h às 17h. Até esta terça-feira.

É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência.

Após esse cadastro, a prefeitura fará uma reunião para que os inscritos possam receber orientações sobre segurança alimentar, atendimento ao cliente, dentre outras instruções.

Este ano, a programação musical contará com Marília Mendonça, Calcinha Preta, Ranniery Gomes  e Nico Batista, este último filho da terra.

ADADRO PROÍBE INGRESSO EM PERNAMBUCO DE SUÍNOS DO CEARÁ E DO PIAUÍ

A Agência de Defesa e Fiscalização Agroecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) publicou portaria nesta segunda-feira (8) proibindo o ingresso e a passagem de suínos oriundos dos Estados do Ceará e Piauí por tempo indeterminado.

Segundo a Agência, a medida foi necessária devido ao surgimento de novos focos de peste suína nesses dois Estados que são governados, respectivamente, pelos petistas Camilo Santana e Wellington Dias.

Desde outubro do ano passado, surgem focos da doença em diversas cidades do interior dos dois Estados. Já são 63 focos, sendo 47 no Ceará e 16 no Piauí. O último caso foi confirmado na sexta-feira (5) no município de São João do Arraial (PI).

Os principais sintomas detectados nos animais são falta de apetite, tosse, diarreia e tremores. A peste suína clássica é uma doença viral contagiosa, com mortalidade elevada, que afeta suínos domésticos e selvagens. Não oferece riscos à saúde humana e nem afeta outras espécies

ANTONIO CAMPOS VAI AUTOGRAFAR LIVRO DA FESTA LITERÁRIA DE PARATY

Está confirmada a presença do advogado e escritor pernambucana Antônio Campos na 17ª Festa Literária Internacional de Paraty, no Rio de Janeiro. Ele fará uma palestra sobre “Um olhar sobre o contemporâneo na era da hipermodernidade” no dia 12 de julho, às 19h30, na Casa Gastromar, na programação paralela da tenda matriz.

Em seguida, irá autografar a terceira edição revista e ampliada do seu livro “Diálogos no mundo contemporâneo, por uma cultura de paz”, edição bilíngue, pela Edições Bagaço.                                

Este livro foi lançado inicialmente em 2011 na Academia Pernambucana de Letras e, posteriormente, durante exposição da pintora Cristina Oiticica, na sede da ONU, em New York.

“Vivemos num mundo em que assistimos ao avanço do conflito. Um mundo de hiperindividualismo, hiperconsumismo, hiperconectividade. E assistimos, também, paradoxalmente, à diminuição do humano e mais solidão e menos convivência na era da comunicação. Sobre esses temas e outros do contemporâneo, com base em alguns pensadores, faço uma reflexão, sempre lembrando que o diálogo e a tolerância são as chaves principais para se enfrentar esse contemporâneo complexo, desorientado e que nos desafia”, disse Antônio Campos, que tomou posse recentemente na presidência da Fundação Joaquim Nabuco, no Recife.

MORO TIRA CINCO DIAS DE LICENÇA PARA TRATAR DE ASSUNTOS PARTICULARES

O Diário Oficial da União desta segunda-feira (8) publicou até do presidente Jair Bolsonaro concedendo licença de cinco dias ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para tratar de assuntos particulares. Ele ficará afastado de 15 a 19 de julho.

Por meio de sua assessoria, o Ministério informou que se trata de uma “licença não remunerada” prevista em lei. “Por ter começado a trabalhar em janeiro, o ministro não tem ainda direito a gozar férias. Então está tirando uma licença não remunerada, com base na Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990”. 

LOREZONI AFIRMA QUE REFORMA JÁ TEM OS VOTOS NECESSÁRIOS PARA SER APROVADA

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, voltou a declarar hoje (8) que o governo já tem os votos necessários para aprovar em primeiro turno o texto da reforma previdenciária.

Segundo ele, já estariam comprometidos com a reforma entre 330 e 350 deputados, uma vez que o Congresso conscientizou-se de que essa reforma é importante para o equilíbrio fiscal do país. 

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, deverá colocar a matéria em debate nesta terça-feira (9) para que seja votada no dia seguinte (10). Para reforçar o time dos “a favor”, o presidente da República exonerou quatro ministros que são deputados federais: o próprio Onyx (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura), Álvaro Antonio (Turismo) e Osmar Terra (Cidadania).

Nesta terça-feira, em Brasília, haverá uma nova reunião de governadores para tratar da inclusão de estados e municípios do texto da reforma.