Geraldo Júlio confirma presença na reabertura dos trabalhos da Câmara do Recife

O prefeito Geraldo Júlio (PSB) confirmou presença, na próxima sexta-feira, dia 1º de fevereiro, na reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal do Recife, após o recesso parlamentar.

A reabertura ocorrerá numa reunião solene, às 10h, com a presença de todos os vereadores. O prefeito fará a leitura da mensagem em que abordará as linhas da gestão para o presente ano.

O prefeito comparecerá à solenidade em cumprimento ao artigo 54, inciso VII, da Lei Orgânica, que determina a ele remeter mensagem e plano de governo à Câmara do Recife por ocasião da abertura da sessão legislativa.

Na reunião solene, o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), dará posse a quatro novos vereadores que assumem as vagas deixadas por parlamentares que foram eleitos para outras esferas do poder: João da Costa (PT) assumirá a vaga deixada por Marília Arraes, eleita deputada federal. Os outros três parlamentares que deixam a Casa assumem como deputados estaduais. Por isso, Goretti Queiroz (PSC) ocupará a cadeira de Wanderson Florêncio; Samuel Salazar (PRTB) assumirá no lugar de Marco Aurélio Medeiros e Wilton Brito (PP), a vaga deixada por Romero Albuquerque (PPS).

O diretor do Departamento Legislativo, Paulo Rogério Nascimento, observou que a Câmara Municipal do Recife ingressa na terceira sessão legislativa, que significa o terceiro ano de mandato iniciado em 2017.

Ele acrescentou que o Legislativo Municipal tem uma nova Comissão Executiva, que tomou posse no dia dois de janeiro. Nessa Comissão, o atual presidente (Eduardo Marques) se manteve no cargo, assim como o primeiro vice-presidente (Carlos Gueiros, do PSB). A segunda vice ficou com o vereador Chico Kiko (PP) e a terceira com o vereador Fred Ferreira (PSC).

O primeiro secretário é o vereador Romerinho Jatobá (PROS); o segundo, o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) e o terceiro, o vereador Rinaldo Júnior (PRB). Os suplentes de secretários são os vereadores Marcos di Bria (PSDC) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).

Paulo Rogério disse que o retorno está previsto no artigo 12 da Lei Orgânica, a qual determina que os trabalhos vão de primeiro de fevereiro a cinco de julho e de primeiro de agosto a 22 de dezembro. O diretor lembrou que, apesar do recesso parlamentar, todos os serviços e departamentos da Câmara Municipal Recife funcionaram normalmente, inclusive com atendimento ao público e para recebimento de proposições dos vereadores (projetos de lei, resoluções etc).