Deputado quer proibir banho de mar em áreas de risco

O deputado estadual e ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes (PP), apresentou um projeto na Assembleia Legislativa proibindo banho de mar nas áreas do litoral Pernambuco em que há risco de ataques de tubarão. O projeto estabelece uma multa no valor de R$ 300 por descumprimento da proibição.

O projeto obriga ainda o poder público a colocar, no prazo de três anos, telas no mar, a exemplo do que já existe em outros países, nos trechos de maior risco de ataques, instalando também novas placas de alerta.

No último dia 3, um jovem de 18 anos, José Ernesto Ferreira da Silva, foi atacado por um tubarão na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e morreu no dia seguinte no Hospital da Restauração, no Recife.

Ele chegou a se submeter a uma cirurgia, teve amputada a perna esquerda e uma parte da genitália, para estancar uma hemorragia, mas isso não foi suficiente para salvá-lo.

Este foi o 65° caso de ataque de tubarão registrado em Pernambuco desde 1992, sendo que 85% deles ocorreram numa faixa de 30 quilômetros do litoral de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes.