0

Campanha “Diga não à privatização do rio São Francisco” será lançada nesta quarta-feira

A campanha “Diga não à privatização do rio São Francisco” será lançada nesta quarta-feira (13), na Câmara dos Deputados, em Brasília, pela Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, que é presidida pelo deputado Danilo Cabral (PSB-PE).

Seu objetivo é mobilizar a sociedade nordestina para participar do debate sobre a privatização da Eletrobrás, que foi anunciada há duas semanas pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, deputado federal pelo PMDB de Pernambuco.

“Será um ato essencialmente político, pois instalamos a comissão no último dia 29 e agora vamos dar início a uma série de ações voltadas para a mobilização da sociedade”, afirmou Danilo Cabral (PSB).

Segundo ele, a Frente deverá atuar como um “canal de diálogo” entre o governo federal, o Congresso Nacional e a população brasileira.

“Esperamos que o ministro Fernando Filho tenha a sensibilidade de abrir esse debate com o Congresso, com quem opera o setor energético e, sobretudo, com a sociedade”, disse o deputado pernambucano, para quem a mobilização popular será capaz de interromper a privatização do setor elétrico nacional.

“Foi a mobilização popular que obrigou o ministro a recuar na exploração mineral da Renca, na Amazônia, abrindo um prazo de 120 dias para que a sociedade participasse do debate. Nós queremos que o ministro dê a Pernambuco, aos nordestinos e aos irmãos dele, de Petrolina, que devem tanto ao rio São Francisco, a mesma oportunidade de fazer esse debate sobre a privatização da Eletrobrás”, disse o deputado.

Deixe uma resposta

Inaldo Sampaio