Caixa concede empréstimo de 120 milhões à prefeitura de Jaboatão

Graças a um empréstimo da Caixa Econômica, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes terá R$ 120 milhões para investir em obras de infraestrutura, pavimentação e drenagem nos próximos dois anos.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) pelo prefeito Anderson Ferreira (PR), o superintendente regional da Caixa, Laércio Lemos, do gerente regional, Marcos Borges, o gerente-executivo de Governo, Cláudio Freitas e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

O empréstimo foi contraído através do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa). A negociação só foi possível porque o município recebeu nota “A” do Tesouro Nacional.

Isto significa que Jaboatão teve o equilíbrio financeiro reconhecido pela STN e foi incluído no Capag (Capacidade de Pagamento) do Ministério da Fazenda.

Ao assinar o empréstimo, o prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância de investir em obras de pavimentação e drenagem. “Quando assumimos a prefeitura, encontramos apenas 25% das ruas pavimentadas. Em dois anos, avançamos e aumentamos esse índice para 30%. Com esses R$ 120 milhões, vamos priorizar nossas comunidades, para garantir melhores condições de vida aos jaboatonenses. A necessidade do município é grande e já temos projetos programados. Teremos dois anos de muitas obras de pavimentação e drenagem”, disse o prefeito.

O superintendente da Caixa, Laércio Lemos, destacou a parceria entre o banco federal e o município e assegurou que outras poderão ser realizadas. “Quero reafirmar nossa parceria e que fique cada vez mais forte. A Caixa Econômica está trazendo mais recursos e a prefeitura realiza as obras necessárias à população”, assinalou.

O Programa Finisa foi lançado em 2012 pela Caixa Econômica com o objetivo de facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento, pavimentação, transporte, logística e energia.